Você já se perguntou se está pronto para correr em direção ao desconhecido?

Na vida, frequentemente nos deparamos com caminhos não mapeados, desafiando-nos a avançar mesmo sem saber ao certo a distância a percorrer.

Essa disposição para um esforço vigoroso, para um sprint rumo ao incerto, é uma qualidade rara, mas profundamente enriquecedora.

Acredito que essa disposição emerge de duas compreensões fundamentais.

Primeiro, uma compreensão em si e em seus recursos internos. Isso significa reconhecer a própria capacidade e resiliência, uma confiança básica de que podemos enfrentar o desconhecido, persistir e superar obstáculos.

Esta corrida transforma-se num caminho de autorrealização, de modo autêntico e plenamente presente no mundo, encarando os desafios que surgem no caminho.

O segundo aspecto é a compreensão profunda num sentido de missão, propósito ou no objetivo que se persegue.

Essa compreensão nos fornece um sentido e um horizonte, mesmo quando o caminho à frente é caracterizada pela incerteza e imprevisibilidade.

Sem compreendermos essas duas coisas, podemos nos perder ou sucumbir ao medo, a dúvida e a dispersão.

Nas minhas reflexões, entendo que as realizações mais gratificantes nascem quando aceitamos correr mesmo sem conhecer toda a extensão do percurso, quando a chegada não é visível.

Essa corrida é uma expressão do desejo humano, de encontrar e realizar um significado profundo, seja cuidando de entes queridos, construindo algo valioso ou servindo aos outros e ao mundo.

Portanto, penso que a corrida com distância desconhecida se torna uma metáfora poderosa para a nossa vida e todo o ciclo de nossa existência.

Cada passo nessa jornada é uma oportunidade de afirmar nossa própria existência, enfrentar a incerteza inerente da vida e buscar um propósito que transcende o individual, conectando-nos a algo maior que nós mesmos.

Há uma sabedoria, dada pela experiência, em identificar aquelas raras oportunidades na vida que despertam em nós o impulso de avançar, mesmo diante da incerteza da distância a ser percorrida e suas imprevisibilidades.

Ao compreendermos que a vida também se apresenta por meio de desafios e demandas constantes, não apenas vivemos uma vida mais autêntica e significativa, mas também nos conectamos profundamente com o mundo e as pessoas ao nosso redor.

Pense nisso quando estiver fazendo sua corrida ou caminhada matinal…


Descubra mais sobre Marcos Eduardo Marinho

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Oi

Este espaço nasce do encontro entre pensamento e presença.
Aqui, investigo como as transformações do nosso tempo atravessam o trabalho, a liderança e a própria forma de existir.
Minha prática une escuta, método e imaginação para transformar complexidade em clareza e decisões em sentido.

Vamos nos Conectar